Em todo o Brasil

Alertas da Defesa Civil já chegam a 6,1 milhões de celulares

No Maranhão, há 27.285 CEPs cadastrados; Cidadãos recebem mensagens da Defesa Civil Nacional via SMS.
Divulgação/Ministério da Integração23/04/2019 às 14h52
O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população. / Foto: Divulgação.

BRASÍLIA - Mais de 6,1 milhões de usuários já cadastraram seus CEPs para receberem mensagens SMS da Defesa Civil Nacional. Os cinco Estados que se destacam com maior número de cadastros são, na sequência, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. O Maranhão está em 18º lugar na lista de Estados, com 27.285 CEPs cadastrados.

O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

A importância dos alertas também levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a buscar outras formas para fazer com que as mensagens cheguem à população. Está em testes o envio desse conteúdo via TV por Assinatura e sem a necessidade da realização de cadastro. A expectativa é que a novidade seja implementada ainda neste semestre.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destaca que as iniciativas podem ajudar a poupar vidas e a diminuir os impactos dos desastres. "A tecnologia nos possibilita o envio de alertas e, a partir deles, os brasileiros podem ser informados e se prevenirem com antecedência", explicou.

Sempre que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada aos números cadastrados. Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do MDR, resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 11 mil alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil.

O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como utilizar

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o Brasil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: "Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199". É permitido cadastrar mais de um CEP. E se o usuário quiser saber quais CEPs estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.

Confira o número de cadastros por Estado:

Foto: Divulgação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.