Trânsito

Proposta determina arquivamento de multa a veículo que atende emergência

A autora da proposta destaca que diversas decisões judiciais indicam o arquivamento desse tipo de multa.

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Ambulâncias e os carros dos bombeiros, das polícias e de outras autoridades são veículos que atuam em urgências e emergências.
Ambulâncias e os carros dos bombeiros, das polícias e de outras autoridades são veículos que atuam em urgências e emergências. (Foto: reprodução)

BRASIL - O Projeto de Lei que determina o arquivamento imediato dos autos de infração de veículos públicos em situação de urgência inclui dispositivo no Código de Trânsito Brasileiro, e será analisado pela Câmara dos Deputados.

Conforme a proposta, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), atualmente a legislação autoriza que veículos que atuam em urgências e emergências (ambulâncias e os carros dos bombeiros, das polícias e de outras autoridades) tenham prioridade em ultrapassagens no trânsito, havendo o abono das eventuais infrações cometidas.

Ao final de cada mês, os diretores e responsáveis pelas instituições de serviços de emergência dos estados e municípios precisam pedir a baixa das multas.

“Isso é burocracia mensal de uma isenção já estabelecida por legislação específica”, critica Mariana Carvalho, que aponta ainda transtorno aos diretores e aos agentes administrativos em ter controle das infrações, podendo gerar prejuízos aos motoristas dos veículos de emergência e de segurança.

A autora da proposta destaca que diversas decisões judiciais indicam o arquivamento desse tipo de multa. Além disso, com a aprovação do texto estarão preservados os princípios constitucionais da eficiência no âmbito da administração pública e da celeridade processual.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.