Saúde

Criação do Dia Nacional da Consciência Vascular é aprovada

O "Dia V" deve ser comemorado, de forma anual, no dia 17 de agosto.

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
A data já é adotada por entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.
A data já é adotada por entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. (Foto: reprodução)

BRASIL - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta semana a criação do “Dia Nacional da Consciência Vascular”, ou “Dia V”, para ser comemorado anualmente no dia 17 de agosto.

O texto aprovado na câmera, que segue para análise do Senado, é de autoria do deputado Darcísio Perondi (MDB-RS). Relator na CCJ, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade do projeto e concordou com o mérito da iniciativa.

Pinato destacou que a data já é adotada por entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. E, além disso, lembrou ainda que doenças do sistema circulatório podem ser evitadas com a adoção de hábitos simples e contínuos, como como atividade física regular e alimentação balanceada, rica em alimentos com pouca quantidade de frituras, gordura, sal e açúcar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.