Economia

Produção industrial cresce 1,9% no ano, aponta IBGE

O segmento que mais cresceu no ano foi o de bens duráveis.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Bens duráveis, que estão associados ao consumo de itens mais caros, cresceram 11,6% no ano.
Bens duráveis, que estão associados ao consumo de itens mais caros, cresceram 11,6% no ano. (Divulgação)

BRASÍLIA - A produção industrial se mantém positiva em 2018 e no acumulado de 12 meses. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (1º), mostram que o setor tem se mantido em ritmo de expansão. No ano, o avanço é de 1,9%; em 12 meses, está em 2,7%.

Mais produção industrial significa que o setor acredita que haverá uma demanda maior por produtos manufaturados, ou seja, há uma expectativa de que a economia continue a se expandir e que os consumidores demandem cada vez mais produtos.

O segmento que mais cresceu no ano foi o de bens duráveis, com 11,6% de alta. Esse ramo é o que produz itens como geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros bens que, inclusive, podem gerar demanda por crédito e financiamento. O aumento das vendas desses produtos é importante por impulsionar a economia mais fortemente.

Os bens de capital aparecem em segundo lugar, entre os que mais ampliaram a produção, registraram aumento de 8,5% no ano. Esse ramo é o que produz itens para serem usados na produção de outros bens. São produtos como máquinas, equipamentos, materiais de construção. O aumento desse segmento está ligado à expansão de investimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.