Eleições 2018

Campanha de Bolsonaro entra com nova ação no TSE contra Haddad

Advogados alegam que há abuso do poder econômico por suposto uso de valores não contabilizados na campanha.

Imirante.com / com informações de agência de notícia

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputam hoje o segundo turno das eleições presidenciais.
Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputam hoje o segundo turno das eleições presidenciais. (Foto: divulgação)

BRASIL - Nas últimas 24h que antecederam o dia das eleições do segundo turno, a campanha do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) entrou nesse sábado (27) com mais uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o adversário Fernando Haddad (PT). A defesa de Bolsonaro quer que seja apurada a relação da campanha do petista com sindicatos e entidades estudantis, que supostamente estariam beneficiando a candidatura de Haddad.

Leia também:

Datafolha: Bolsonaro tem 55% dos votos válidos e Haddad, 45%

Ibope: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos e Haddad, 46%

Os advogados alegam que há abuso do poder econômico por suposto uso de valores não contabilizados na campanha, com "evidente uso e aparelhamento" das entidades. Por isso, pedem que o TSE abra ação para apurar o caso e, ao fim, determine a cassação dos registros de Haddad e sua vice, Manuela D'Avila, e a inelegibilidade dos concorrentes pelo prazo de oito anos.

A defesa ainda pede que as organizações sejam intimadas a disponibilizar relatório contábil e todos seus documentos contábeis, inclusive livro caixa e extratos bancários dos atos realizados no segundo semestre deste ano. Requer ainda, "se necessário", a quebra de sigilo bancário das 15 entidades listadas.

Em nota, o advogado Eugênio Aragão, que comanda a equipe jurídica da campanha de Haddad, afirmou que a peça é "outro absurdo". "Depois de tentarem censurar as informações de um grande jornal, agora ameaçam os atores sociais. O apoio da sociedade passou a ser uma afronta para o candidato do PSL" , disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.