Fechamento do Supremo

Jair Bolsonaro e ministros do STF criticam declarações de Eduardo Bolsonaro

Deputado afirmou que apenas "um soldado e um cabo" são o suficiente para fechar o Supremo

José Linhares Jr

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Declarações de Eduardo Bolsonaro contra STF foram alvos de críticas
Declarações de Eduardo Bolsonaro contra STF foram alvos de críticas

O candidato do PSL à Presidência e líder nas pesquisas, Jair Bolsonaro, disse desconhecer o vídeo do deputado federal Eduardo Bolsonaro em que ele tripudia do Supremo Tribunal Federal. No vídeo o filho de Bolsonaro afirma que apenas "um soldado e um cabo" são o suficiente para fechar o Supremo.

Bolsonaro ainda afirmou que “se alguém falou em fechar o STF, precisa consultar um psiquiatra”. Além de Bolsonaro, três ministros do STF criticaram as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro.

O decano Celso de Mello disse: "Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!".

O ministro Dias Toffoli afirmou: "O Supremo Tribunal Federal é uma instituição centenária e essencial ao Estado Democrático de Direito. Não há democracia sem um Poder Judiciário independente e autônomo"

Alexandre de Moraes disse: "As declarações demonstram a atualidade da famosa frase de Thomas Jefferson: 'O preço da liberdade é a eterna vigilância'. Nada justifica a defesa do fechamento do STF".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.