Decisão

Defesa Civil decide manter interdição do prédio do Museu Nacional

De acordo com técnicos, não há risco iminente, porém, foram constatados problemas pontuais.

Douglas Corrêa / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
O Museu Nacional foi consumido por um incêndio iniciado na noite deste domingo (2).
O Museu Nacional foi consumido por um incêndio iniciado na noite deste domingo (2). (Foto: Agência Brasil)

RIO DE JANEIRO - A Defesa Civil do município do Rio vai manter interditado o prédio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, consumido por um incêndio iniciado na noite deste domingo (2), após vistoria feita na manhã de hoje (3) que verificou grande risco de desabamento interno, que pode ocorrer com a queda de trechos remanescentes da laje, parte do telhado que caiu e paredes divisórias do local.

Na área externa, contudo, devido à espessura das fachadas, não há risco iminente, de acordo com os técnicos. Entretanto, foram constatados problemas pontuais, como queda de revestimento, adornos e materiais decorativos (estátuas) fazendo com que a área de projeção das fachadas também permaneça isolada.

Base avançada

A Defesa Civil mantém, desde a noite de domingo, uma base avançada de comando na Quinta da Boa Vista. Ao todo, cinco técnicos (um deles, engenheiro) participaram, ao longo da noite e madrugada, das ações de combate ao fogo e rescaldo com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos.

O órgão vinha ministrando, desde março, treinamento básico a 200 funcionários do Museu Nacional para capacitação no combate a princípios de incêndios. A parceria, inédita, foi iniciada em março deste ano e oferecia noções preventivas básicas de segurança de instalações.

Neste tipo de treinamento (que segue o padrão dos cursos ministrados pela Defesa Civil para instituições públicas) constam aulas teóricas sobre prevenção de riscos e acidentes, além de aplicação prática de conhecimentos, em que os participantes aprendem as regras de manuseio de extintores e botijões de gás. No último dia 16, o órgão capacitou a quinta turma do curso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.