Campanha de vacinação

Gestores têm 15 dias para divulgar balanço da campanha de vacinação

Dados preliminares indicam que mais de 19 mi de crianças com idade entre um ano e menos de cinco anos foram imunizadas.

Paula Laboissière/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
O número coloca a média nacional em 86%.
O número coloca a média nacional em 86%. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Gestores públicos terão até 15 dias para informar ao Ministério da Saúde quantas doses da vacina contra o sarampo e contra a poliomielite foram aplicadas durante os quase 30 dias da campanha nacional. Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização indicam que mais de 19 milhões de crianças com idade entre um ano e menos de cinco anos foram imunizadas. O número coloca a média nacional em 86%.

Saiba mais: Vacinação: 86% das crianças receberam doses contra sarampo e pólio

De acordo com o ministério, até o momento, seis estados atingiram a meta de imunizar 95% do público-alvo: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe. O índice é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como estratégia para manter ambas as doenças erradicadas no Brasil.

Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo ter sido encerrada na sexta-feira (31), a pasta orientou estados e municípios com cobertura vacinal abaixo da meta a abrir seus postos de saúde no último sábado (1º).

Por meio de nota, o ministério informou ainda que, na próxima segunda-feira (3), vai avaliar, com estados e municípios, qual será o próximo passo de mobilização para aumentar coberturas vacinais em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.