Campanha nacional

Vacinação: 86% das crianças receberam doses contra sarampo e pólio

Foram aplicadas, em todo o país, mais de 19 milhões de doses das vacinas.

Imirante.com, com informações da Agência Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Campanha de vacinação teve mais uma mobilização neste sábado (1º).
Campanha de vacinação teve mais uma mobilização neste sábado (1º). (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - Com mais uma mobilização no sábado, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo alcançou mais de nove milhões e meio de crianças de um a menores de cinco anos em todo o país. Segundo dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) alimentado pelos estados, foram aplicadas em todo país mais de 19 milhões de doses das vacinas (9,6 milhões de cada vacina). A média nacional de vacinação está em 86%. Os estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo.

O Ministério da Saúde espera vacinar pouco mais de 499 mil crianças no Maranhão. De acordo com relatório preliminar, 95.02% do público-alvo foi vacinado contra a poliomielite, enquanto 94,98% receberam doses contra o sarampo.

Apesar da campanha nacional ter se encerrado na última sexta-feira (31 de agosto), o Ministério da Saúde orientou aos estados que estimavam estar abaixo da meta de vacinação, a promover uma nova mobilização hoje, sábado (1º de setembro). A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independente da situação vacinal.

Os gestores públicos tem até 15 dias para informar no SI-PNI quantas doses das vacinas foram aplicadas. Na segunda-feira (03/09), o Ministério da Saúde avaliará, com estados e municípios, qual será o próximo passo de mobilização para aumentar as coberturas vacinais no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.