Realização

Casal Gay prepara 1º Dia dos Pais com filha, após fertilização in vitro

A gestação ocorreu na barriga da irmã de um dos pais.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
A filha do casal nasceu após 39 semanas de gestação, pesando 3,790 kg e medindo 48,5 cm.
A filha do casal nasceu após 39 semanas de gestação, pesando 3,790 kg e medindo 48,5 cm. (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO - Um Dia dos Pais que será inesquecível para um casal que sonhava com a paternidade. David Fernando Marcelino e Hugo Olavo da Silva estão preparando uma comemoração especial ao lado da pequena Helena, de seis meses. A filha do casal nasceu após uma fertilização in vitro e uma gestação que ocorreu na barriga da irmã de David, Célia, que ofereceu seu útero para realizar o sonho do casal que mora na cidade de Marília, interior de São Paulo.

A prática da barriga de aluguel é considerada proibida no Brasil, mas o Conselho Federal de Medicina permite a realização do útero de substituição entre parentes de até quarto grau: mãe, irmãs, tias e primas.

David se preparou para ser pai. Fez dois cursos de gestantes, nos quais era o único homem da sala de aula, e também um curso de paternidade responsável. Nessas aulas teóricas ele aprendeu desde segurar um bebê de forma correta até trocar fraldas e identificar problemas de saúde. Além disso, leu cerca de 25 livros sobre maternidade, paternidade e criação de filhos.

A irmã de David, Célia, comenta que a gravidez foi tranquila e, apesar de estar quase com cinquenta anos, não ocorreram intercorrências preocupantes como pressão alta, diabetes gestacional e parto prematuro. "Foi uma gravidez que eu curti muito, era paparicada o tempo todo", brinca.

A filha do casal nasceu após 39 semanas de gestação, pesando 3,790 kg e medindo 48,5 cm. Apesar dos cursos preparatórios, David, Hugo e Helena passaram os primeiros 30 dias na casa de Célia para se adaptarem à rotina com a bebê. Por três dias, a tia amamentou Helena com o colostro, mas assim que o leite desceu de verdade os pais optaram por amamentar a filha com fórmulas especiais.

Segundo o casal, a comemoração do Dia dos Pais será um almoço em família. "Essa semana recebemos presentinhos feitos na creche. Sou babão, com certeza no domingo vou chorar", afirma Hugo. Os dois ainda querem ter mais filhos e possuem embriões congelados, que poderão ser usados em outro processo de útero de substituição, e também pensam em adotar uma criança um pouco mais velha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.