Imunização

Ministério da Saúde regularizará distribuição da vacina meningocócica C em agosto

Doses são administradas aos três e aos cinco meses, com reforço aos 12 meses.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
(Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - A distribuição da vacina meningocócica C será normalizada em todo o país a partir de agosto, informou nesta sexta-feira (27) o Ministério da Saúde. Até a regularização, as doses continuarão sendo distribuídas aos estados de forma reduzida, em razão de atrasos na entrega feita pelo laboratório produtor, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

O Ministério da Saúde orienta que, nos casos dos municípios que estão com estoques reduzidos, seja realizado o agendamento da vacinação, com base na disponibilidade das doses. As vacinas são entregues pela Central de Armazenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos (Cenadi), do Ministério da Saúde, a todas as unidades da federação ao longo do mês. O abastecimento dos postos de vacinação fica a cargo, portanto, das secretarias estaduais.

A vacina Meningocócica C (conjugada) é administrada aos três e aos cinco meses, com reforço aos 12 meses, e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. No caso das crianças que não receberam esse reforço, a vacina pode ser aplicada até os quatro anos de idade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.