Censo Escolar

Ensino Médio tem 93% dos docentes com ensino superior

Esses e outros dados estão reunidos no Censo Escolar, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
(Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - De acordo com dados do Censo Escolar 2017, o percentual de professores de ensino médio com curso superior foi de 93,8% no ano passado. No ensino fundamental, o índice foi de 82,1%. Além do indicador “Percentual de Docentes com Curso Superior”, outros sete fazem parte do censo e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início deste mês.

As informações permitem avaliar o percentual de professores com nível superior completo em diferentes etapas de ensino e níveis de agregação (escolas, municípios e estados) e monitorar a taxa de docentes com nível superior e formação mínima exigida para o ensino na maioria das etapas da educação básica.

Assim como os outros Indicadores Educacionais do Censo Escolar 2017, esses dados estão disponíveis para consulta no Portal do Inep, na seção Dados. Ao selecionar o indicador de interesse, serão listados todos os anos em que ele foi divulgado. É possível fazer download dos dados por Brasil, regiões e unidades da federação; municípios e escolas.

Neste ano, o Inep divulgará dez Indicadores Educacionais: Média de alunos por turma, Média de horas-aula diária, Taxa de distorção idade-série, Percentual de docentes com curso superior, Adequação da formação docente, Regularidade do corpo docente, Esforço docente, Complexidade da gestão da escola, Taxa de rendimento e Taxa de transição. Os dois últimos – com informações sobre aprovação, reprovação e abandono; e promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – serão divulgados ainda neste semestre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.