Eleições 2018

Ministra do TSE rejeita pedido do MBL para declarar Lula inelegível

Ministra Rosa Weber afirmou que antes do período de registro de candidaturas, não se pode discutir legalmente a questão da inelegibilidade de candidatos.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril.
Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril. ( Foto: Reprodução / Internet)

BRASÍLIA - A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, nesta quarta-feira (18), pedido feito pelo Movimento Brasil Livre (MBL) para que o tribunal declare a inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na decisão, Rosa Weber não entrou no mérito do pedido e entendeu que os representantes do movimento não tem legitimidade para levantar a causa. Além disso, a ministra afirmou que antes do período de registro de candidaturas, não se pode discutir legalmente a questão da inelegibilidade de candidatos.

Leia também:

Preso há 100 dias, Lula mantém PT imobilizado

STJ recebe mais 260 habeas corpus em favor de Lula

Juíza nega autorização para que Lula conceda entrevistas na prisão

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que ordenou a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex em Guarujá (SP). A prisão foi executada com base na decisão do STF que autorizou prisões após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

Apesar de a Lei da Ficha Limpa ter definido que condenados por órgãos colegiados estão inelegíveis, o momento no qual a Justiça Eleitoral analisa a restrição ocorre após a apresentação do pedido de registro de candidatura, que deve ser feito a partir do próximo dia 20 de julho até 15 de agosto, depois da aprovação do candidato na convenção de seu partido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.