Mercado de trabalho

Autorresponsabilidade: entenda o significado dessa palavra!

É importante entender de quem é a culpa e de quem é a responsabilidade.

Manoel França, especial para o Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18

Você já se atrasou para um compromisso? Já tentou realizar um trabalho, mas aconteceu algo que lhe impediu de terminar a tarefa? Alguma vez um objetivo seu não foi alcançado? É possível que você tenha respondido “sim” para algum desses questionamentos. Mas se você parar para pensar sobre os fatores que levaram à não realização de tarefas importantes, de quem teria sido a culpa? E a responsabilidade?

Vamos imaginar que você tenha que chegar ao trabalho às 8h. Assim, na segunda-feira você calcula o tempo para se arrumar, sair de casa, percorrer o trajeto e chegar ao local determinado às 8h. Porém, no caminho, você se depara com um engarrafamento. Por conta disso, você chega ao trabalho às 8h30. No dia seguinte, terça-feira, você faz tudo parecido, então se atrasa, novamente. Na quarta-feira, do mesmo jeito: atrasado. Então, um colega de trabalho comenta: “Você está chegando atrasado todos os dias...”, e você responde: “A culpa é do engarrafamento que estou pegando todos os dias”. Correto! A culpa é do engarrafamento, pois na segunda-feira você calculou o tempo necessário para chegar ao trabalho às 8h e não contou com o, inesperado, engarrafamento. Mas e a responsabilidade de chegar no horário, de quem é?

Muitas vezes confundimos culpa com responsabilidade. No caso citado, a culpa do atraso foi do engarrafamento, mas a responsabilidade de chegar no horário era, e continuará sendo, sua. Assim, chegamos à autorresponsabilidade. Precisamos perceber que independente de culpa, nós sempre somos responsáveis pelos nossos resultados. Sabemos que imprevistos acontecem, então devemos refazer nosso planejamento sempre que necessário, para conseguir alcançar nossos objetivos. Quando estiver em um ambiente favorável, aproveite! Se o ambiente e as circunstâncias forem desfavoráveis, aja! Não espere que todos lhe ajudem. Faça o que precisa fazer. Praticando a autorresponsabilidade somos mais efetivos e avançamos mais rapidamente!

Manoel França é sócio fundador e Diretor de Talentos do Grupo Ultra Business. Administrador, MBA Executivo em Consultoria e Planejamento Empresarial, consultor empresarial, mentor e palestrante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.