Tecnologia e saúde

Facebook lança ferramenta para incentivar doação de sangue no Brasil

A Nova ferramenta da rede social permite que bancos de sangue acionem pessoas cadastradas para doar sangue.

Ministério da Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
O projeto é um trabalho conjunto da plataforma com o Ministério da Saúde~.
O projeto é um trabalho conjunto da plataforma com o Ministério da Saúde~. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Doadores de sangue de todo o país poderão receber notificações quando os bancos de sangue próximos realizarem eventos para atrair voluntários ou fizerem solicitações urgentes para reforçar o estoque de sangue. Para isso, é necessário se cadastrar na nova ferramenta do Facebook, lançada nesta última semana.

Leia também: Vacinação contra a gripe termina na próxima semana

O projeto é um trabalho conjunto da plataforma com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde, para garantir que essa ferramenta possa beneficiar pessoas em todo o Brasil.

As pessoas já podem se registrar como doadoras de sangue no Facebook, a partir de hoje, e serão notificadas quando existirem oportunidades de doação por perto. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue.

Para o coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag, a ferramenta vai incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue. “Mesmo vivendo em uma era tão tecnológica como a nossa, o sangue ainda é insubstituível - e quem precisa só consegue graças à generosidade de quem doa. Esperamos que este incentivo ajude a conscientizar a população e aumentar a fidelização de doadores regulares”, avalia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.