Comissão

Concentração de renda no Brasil será discutida em audiência pública

A audiência será realizada nesta segunda-feira (7).

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Foto: Reprodução)

BRASIL - A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promoverá, nesta segunda-feira (7), audiência pública sobre a concentração de renda no Brasil. O pedido de realização do debate é do vice-presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS). A reunião está marcada para às 9h, na sala 6 da Ala Nilo Coelho, no Anexo 2 do Senado.

A centralização de renda também é entendida como a distribuição desigual da receita de uma economia. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2017, as pessoas que faziam parte do 1% da população brasileira com os maiores rendimentos recebiam, naquele ano, em média, R$ 27.213 brutos. O levantamento, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que esse valor é 36,1 vezes maior que o rendimento médio dos 50% da população com os menores rendimentos (R$ 754).

Participantes

Para participar do debate foram convidados representantes de instituições de levantamentos estatísticos. Deverão comparecer à audiência Clóvis Scherer, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese); Sergei Suarez Dillon Soarez, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). André Geraldo de Moraes Simões, membro da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

A audiência será realizada em caráter interativo, com possibilidade de participação popular pelo Portal e-Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.