Durante período chuvoso

Cemar registra mais de 400 acidentes com quebra de postes em período de chuvas

Somente de janeiro a abril deste ano, foram registrados 448 acidentes com quebra de postes.

Imirante.com, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Acidentes como esses se tornam mais comuns em períodos chuvosos.
Acidentes como esses se tornam mais comuns em períodos chuvosos. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Os acidentes de trânsito com quebra de postes tornam-se mais comuns em períodos chuvosos, principalmente pelo descuido com a pista molhada. Estes acidentes afetam tanto os ocupantes dos veículos e seus familiares, como os moradores próximos ao acidente, já que o mesmo pode ocasionar interrupção no fornecimento de energia elétrica para a população local.

Leia também: Chuvas já causaram pelo menos duas mortes no interior do MA

Esta é uma situação que gera desconforto e desperdício, pois o recurso utilizado para repor o poste e seus componentes poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses. Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica.

É muito importante que os condutores de veículos redobrem a atenção, principalmente agora, época de chuvas mais constantes e intensas. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Cemar instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro, preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

Segundo os dados da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), até o mês de abril deste ano, já foram registrados 448 acidentes com postes da rede de energia elétrica em todo o Estado. Destes, 67 foram registrados somente na grande São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.