Encceja

Não conseguiu concluir os estudos? Saiba como obter certificação do ensino fundamental e médio

As inscrições para o Encceja 2018 são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de abril.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - As inscrições para o Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) podem ser feitas até o dia 27 de abril. Mas, você sabe o que é o Encceja e para que ele serve?

O exame tem como finalidade oferecer certificado de conclusão do ensino fundamental e ensino médio para brasileiros que moram no país ou no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade. O objetivo é auxiliar as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada, de conseguirem a certificação.

Para obter o certificado do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Sobre as provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o ensino fundamental

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

Matemática;

Historia e Geografia;

Ciências Naturais.

Para o ensino médio

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

Matemática e suas Tecnologias;

Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cada uma das provas terá 30 questões objetivas (múltipla escolha), além disso, os participantes terão que produzir um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política (redação). Para conseguir a certificação, é necessário obter 100 pontos em cada área de conhecimento e 5 pontos na redação.

Para mais informações sobre o exame, acesse a página do Inep.

Clique aqui para acessar o tutorial da inscrição.

Clique aqui para acessar as telas do Sistema de Inscrição.

Como obter a certificação no Estado do Maranhão

Os participantes do Encceja que desejam obter a certificação do ensino fundamental e médio no Estado do Maranhão precisam seguir alguns passos, conforme explica a Secretaria de Estado da Educação (Seduc):

1 A solicitação é gratuita e permitida a maiores de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental e 18 anos para os que não concluíram o ensino médio. O pedido deve ser feito presencialmente em uma das sedes das Unidades Regionais de Educação (http://www.educacao.ma.gov.br/unidades-regionais-de-educacao/), onde aconteceu o Exame, de segunda-feira à sexta-feira, 8h às 12h ou das 14h às 18;

2 É importante que o candidato confirme qual instituição certificadora consta em seu boletim de notas, pois só poderá solicitar seu certificado a essa instituição;

3 No caso da certificação e ou declaração parcial, o candidato deve ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, e o mínimo de cinco pontos na prova de redação;

4 O prazo para atendimento é de até 20 dias para a declaração parcial e de até 60 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data em que o documento foi solicitado. A retirada deve ser feita pelo solicitante ou representante legal no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA);

5 Os requerentes que participaram das edições de 2009 a 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem utilizar as declarações parciais que tenham obtido, de uma ou mais áreas do conhecimento, para obter a certificação do ensino médio este ano. Também são aceitas as declarações parciais do Encceja Nacional dos anos 2006 a 2008 e a partir da edição 2017, bem como todas as edições do Encceja realizadas no exterior, a partir de 2011. Para utilizar desse recurso, o aluno, ao solicitar a certificação de conclusão, deverá entregar, além da documentação exigida, a declaração que deseja utilizar para suprir o resultado não atingido no Encceja 2017;

6 Documentos para Certificação: 1 foto 3X4; boletim validado (seguir orientações de validação do boletim no site do INEP); cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência; ficha de solicitação de declaração parcial ou certificação (anexo), devidamente preenchida com letra legível, assinada pelo candidato responsável pela inscrição. No caso do ensino médio, levar o certificado do ensino fundamental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.