Carnaval 2018

Mais de 100 toneladas de lixo são recolhidas das ruas do Rio

O balanço parcial dos blocos revela até agora que 60,6 toneladas foram recolhidas.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
A limpeza do Carnaval de Rua continuará até o encerramento da festa, no dia 18 de fevereiro.
A limpeza do Carnaval de Rua continuará até o encerramento da festa, no dia 18 de fevereiro. (Foto: reprodução)

RIO DE JANEIRO - A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) recolheu mais de 100 toneladas de lixo do Sambódromo e das ruas do Rio, nos locais de desfile de blocos, nesse sábado (10). Foram retiradas 32,5 toneladas de resíduos na Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí, sendo, 2,25 compostas de material reciclável.

Leia também: Liminar obtida pelo Ministério Público interdita quadra da Beija-Flor

O balanço parcial dos blocos revela até agora que 60,6 toneladas foram recolhidas. No Bloco da Favorita, que se apresentou na orla de Copacabana foram retiradas 33 toneladas, seguido pelo Cordão da Bola Preta, com 27,6 toneladas de resíduos, durante a apresentação na área central da cidade. O programa Lixo Zero multou 143 foliões, sendo 134 por urinar nas ruas e nove por descarte irregular de pequenos resíduos.

Blocos

A companhia informou, por meio de nota, que a logística de limpeza do Carnaval de Rua começou no pré-carnaval e continuará até o encerramento da festa no dia 18 de fevereiro. O protocolo define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza contará com 1 mil 100 homens por dia, com apoio de 50 veículos, entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, carros lava a jato, caminhões basculantes, varredeiras mecânicas e mini basculantes.

A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões é realizada a remoção dos resíduos com sopradores, além da lavagem das pistas com água de reúso e desodorizante.

Você também pode se interessar:

Mocidade homenageia Alcione no segundo dia dos desfiles das escolas de samba de São Paulo

Desfile de SP: 2º dia destaca Gilberto Gil, Alcione e Roberto Bolaños

Acadêmicos do Tatuapé leva o Maranhão para o Anhembi e já é uma das favoritas ao título

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.