Viagem de ônibus

ID Jovem garante gratuidade ou desconto em passagens de ônibus

Os jovens cadastrados têm direito ainda a meia-entrada em eventos.

Portal Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Empresas são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas e duas com desconto.
Empresas são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas e duas com desconto. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - Nestas férias, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos podem fazer viagens interestaduais de graça ou pagando menos. Mediante a apresentação da ID Jovem, empresas de ônibus são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, uma vez que as primeiras acabarem.

Além das passagens, os jovens cadastrados têm direito ainda a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e educativos em locais públicos ou privados, e isenção na taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Requisitos

O jovem deve fazer parte de família com renda mensal de até dois salários mínimos
Deve estar inscrito no Cadastro Único
As informações devem ter sido atualizadas nos últimos 24 meses

Regras para empresas

As empresas não podem se negar a vender bilhetes para o jovem participante da ID Jovem. O jovem que se sentir prejudicado deve exigir à viação um documento que registre a data, a hora, o local e o motivo da recusa
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve ser informada da recusa pelo número 166, pelo Fale Conosco no site da agência ou pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.