Economia

Produção industrial avança pelo terceiro mês em novembro

Indústria nacional acumula alta de 2,3% no ano de 2017, informou o IBGE.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
(Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - Em sinal de recuperação, a produção industrial avançou pelo terceiro mês seguido. Na passagem de outubro para novembro, a indústria nacional avançou 0,2% e apresentou alta de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior – sétima alta consecutiva nessa base de comparação.

Esses números sinalizam uma aposta no futuro. Isso porque os industriais, ao aumentar o ritmo e volume de fabricação, mostram confiança no País e no ritmo de crescimento da economia. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta sexta-feira (5).

Diante desse desempenho, a produção industrial acumula um crescimento de 2,3% em 2017, com aumento de 2,2% nos 12 meses encerrados em novembro. Neste caso, é o melhor resultado em quatro anos nessa base de comparação.

Crescimento disseminado

Em novembro, os principais resultados foram obtidos no setor de produtos farmoquímicos (6,5%), perfumaria e higiene (+1,9%), metalurgia (+2.2%), produtos alimentício (+0,7%), celulose e papel (+2,3%).

Grande parte desses resultados reverte quedas anteriores, o que reforça a avaliação de que a indústria está mais forte e que o pior da crise ficou para trás.

Estabilidade

Na visão do IBGE, o resultado do mês mostra um ritmo estável no setor industrial, que recupera desempenhos negativos obtidos no passado.

“Com apenas dois resultados negativos na comparação de mês a mês, em março e agosto, 2017 mostra uma mudança de comportamento na indústria em geral, que vinha tendo desempenhos negativos”, afirma o gerente da pesquisa, André Macedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.