Alta

Atividade econômica cresce 0,29% em outubro e 0,75% nos 10 meses do ano

Na comparação com outubro de 2016, houve crescimento de 2,92%.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - A atividade econômica iniciou o último trimestre deste ano em crescimento. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou alta de 0,29%, em outubro, segundo dados divulgados hoje (18).

Esse foi o segundo mês seguido de alta. De acordo com os dados atualizados, em setembro houve alta de 0,27%.

Na comparação com outubro de 2016, houve crescimento de 2,92% nos dados sem ajustes, já que a comparação é entre períodos iguais. Em 12 meses encerrados em outubro, o indicador teve expansão de 0,21%. No ano, até outubro, houve crescimento de 0,75%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Na última quinta-feira (14), o Ministério da Fazenda aumentou a projeção para o crescimento da economia neste ano e em 2018. A estimativa para o PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 0,5% para 1,1%, neste ano, e de 2% para 3%, em 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.