Combate à crise

Inflação e taxas de juros mais baixas ganham destaque por economistas

O país começa a apresentar indícios de recuperação da crise.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Foto: divulgação)

BRASIL – Na última semana, economistas observaram o menor índice de inflação acumulado desde 1998, incluindo também a menor taxa básica de juros. Esse fato demonstra que o país está começando a apresentar um possível caminho para sair da crise. Apesar disso, especialistas econômicos levantam um alerta para o fato de que a recuperação é um processo lento e é necessário ter cautela para fazer com que essa ponta de otimismo não desapareça.

“A gente pode ser otimista ou pessimista. Se somos pessimistas, dizemos que está tão ruim que qualquer pequena melhora é muito boa e, se somos otimistas, dizemos que o país está crescendo e temos sinais que dão suporte, são pontos de vista. Para mim, está crescendo, sim, devagar, porque partimos de uma base muito baixa”, diz o professor Marcos Melo, que leciona finanças na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec-DF.

Percepção da população

Os especialistas concordam que os indicadores apontam melhoras. No entanto, são mudanças graduais, ainda são sentidas pela população, em geral. “Uma coisa é a percepção da população, e outra é a realidade. A realidade mostra que, aos poucos, [a recuperação] está chegando para as famílias, para as pessoas em geral. Mas não significa que cada um dos brasileiros tenha melhora na qualidade de vida”, ressalta Melo. “É um processo lento e discrepante entre setores e até mesmo entre as regiões do país. Algumas estão se recuperando mais rapidamente e outras, encolhendo.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.