Centros especializados

Pacientes com diabetes poderão ter tratamento integral pelo SUS

Somente no Brasil, estima-se que existam mais de 13 milhões com o problema.

Imirante.com, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Mais de 360 milhões pessoas no mundo sofrem de diabetes.
Mais de 360 milhões pessoas no mundo sofrem de diabetes. ( Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - O projeto do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) que tramita na Comissão de Assuntos Sociais estabelece atenção integral do SUS à pessoa com diabetes mellitus, especialmente por meio da instalação de centros especializados na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Para o relator do PLS 225/2017, senador Paulo Rocha (PT-PA), os pacientes de diabetes devem ter prioridade no SUS por causa da alta incidência da doença.

Leia também:

Diabetes aumenta no país e já atinge 9% dos brasileiros

Diabetes é uma das principais causas de cegueira no mundo

Mais de 360 milhões pessoas no mundo sofrem de diabetes. Até 2035, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que 471 milhões em todo o mundo terão a doença. Somente no Brasil, estima-se que existam mais de 13 milhões com o problema.

Nessa terça-feira (14), foi celebrado o Dia Mundial do Diabetes, e em São Luís, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), por meio da Unidade do Sistema Endócrino, iniciou uma ação educativa para alertar a população sobre o diabetes, doença que está aumentando mundialmente, atingindo crianças, jovens e idosos de todas as classes sociais.

O tema deste ano é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Serão desenvolvidas diversas ações distribuídas em três locais: praça Deodoro (voltada para toda a população), ambulatório de Endocrinologia e Unidade Materno Infantil (voltada para colaboradores e pacientes).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.