Promoção da saúde

Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa passa por atualização

As informações contidas nesse documento passarão a ser inseridas no Prontuário Eletrônico.

Imirante.com, com informações do Ministério da Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Em 2017, serão distribuídas 3,9 milhões de exemplares aos municípios.
Em 2017, serão distribuídas 3,9 milhões de exemplares aos municípios. (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - De acordo com as estimativas, em 2030 o número de brasileiros idosos ultrapassará o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e representará 41,5 milhões de pessoas, ou 18,7% da população. Diante desse cenário, o Ministério da Saúde tem priorizado ações que fortalecem a organização da rede e investido na promoção da saúde, no acesso aos serviços e na qualificação dos profissionais para responder a essa nova realidade.

Leia também: Ministério da Saúde lança Estratégia de Envelhecimento Saudável

Entre as novidades anunciadas está a atualização e implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que permite conhecer as necessidades de saúde dessa população atendida na atenção básica. As informações contidas nesse documento passarão a ser inseridas no Prontuário Eletrônico.

Pela Caderneta é possível identificar o comprometimento da capacidade funcional, condições de saúde, hábitos de vida, vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o autocuidado como alimentação saudável, atividade física, prevenção de quedas, sexualidade e armazenamento de medicamentos. Em 2017, serão distribuídas 3,9 milhões de exemplares aos municípios, um investimento de R$ 2,9 milhões. Em 2018, mais 1,5 milhão de unidades serão entregues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.