Imunização

Maranhão dá início a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Essa medida representa uma economia de quase R$ 9 milhões.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Rebanhos bovinos e bubalinos de até 24 meses serão vacinados.
Rebanhos bovinos e bubalinos de até 24 meses serão vacinados. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Começando a partir desta quarta-feira (1º) até o dia 30 de novembro, o Maranhão inicia a segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa. A partir deste ano, apenas os rebanhos bovinos e bubalinos de até 24 meses serão vacinados na segunda etapa, atendendo uma solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que instituiu o novo regime de vacinação visando o estado livre de aftosa sem vacinação até 2020.

Essa medida representa uma economia de quase R$ 9 milhões para os criadores maranhenses, considerando o valor atual da vacina, tendo em vista que, nesta etapa, apenas 2,5 milhões de cabeças até 24 meses, de gado bovino e bubalino, precisarão ser vacinadas, em vez dos 7,6 milhões referente ao total do rebanho do estado. Na segunda etapa de vacinação contra febre aftosa de 2016, realizada em novembro do ano passado, o Maranhão conquistou o primeiro lugar do Nordeste, com 98,44% do rebanho imunizado, chegando ao quarto recorde seguido desde 2015.

Outra medida nesse novo regime de vacinação é a atualização obrigatória de rebanho, pois além da comprovação de vacinação para os criadores que vacinarem, todos os criadores devem obrigatoriamente comparecer a Aged em que sua propriedade está cadastrada para atualizar seus dados de rebanho, mesmo os criadores que possuírem animais com faixa etária acima de 24 meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.