Educação

Enem 2017: dez dicas importantes para fazer uma boa redação

Estudantes precisam de muita prática para alcançar a tão sonhada nota mil no exame.

Imirante.com, com informações do MEC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
( Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - Dar atenção à redação é fundamental para o candidato ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, marcado para 5 e 12 de novembro. O formato da prova é a dissertação-argumentativa, gênero que possibilita ao estudante construir uma tese inicial e defender diferentes pontos de vista ao longo do texto.

Para tanto, a escritora Dad Squarissi destaca que é preciso muito treino e prática para se alcançar a tão sonhada nota mil no exame. “Escrever é treino e habilidade”, reforça, lembrando que a redação é um dos maiores desafios aos candidatos. “Essa prática acorda as ideias e o vocabulário. Faça isso diariamente e você será um sério candidato a medalha de ouro no Enem. ”

Pensando em ajudar os estudantes a evitar erros básicos, Dad lista uma série de dicas práticas e essenciais para a realização de uma boa redação.

Veja, abaixo, as principais recomendações:

– Treine. Quem quer tirar nota mil na redação do Enem precisa treinar muito. Escreva sobre qualquer assunto, pelo menos, uma página todos os dias.

– Organize o texto com coerência e, principalmente, com começo, meio e fim. Para isso é preciso fazer um plano de redação, que nada mais é do que um guia que orienta a escrita dentro do tema proposto. As partes do texto precisam conversar entre si.

– Se o candidato tem mais facilidade de começar a prova pela redação, faça isso. Mas, se preferir fazer o exame antes, não tem problema. A ordem depende de cada estudante. Mas ler o tema da redação na hora que iniciar a prova é importante, pois os textos dão elementos e argumentos para a redação e isso pode enriquecer a sua dissertação.

– Faça provas e simulados anteriores do Enem. Esse ponto está ligado ao treino, pois, quanto mais se pratica, mais rápido se escreve. Para ganhar tempo na hora de revisar a prova, escrever rápido é um diferencial.

– Use dados estatísticos e informações do texto de apoio para construir a sua redação. Eles são fornecidos justamente para isso. O examinador quer saber se o candidato sabe aproveitar tudo o que lhe é oferecido.

– Esteja atualizado. Em geral, o tema da redação é algo da atualidade. Estar em dia com a leitura é fundamental. É preciso ler jornais, sites e revistas, até para não ser surpreendido por um assunto do qual nunca ouviu falar.

– A alusão histórica e a citação de autores não são obrigatórias, mas podem ser um diferencial para tornar o texto mais interessante e sedutor. Se for adequado ao que se está escrevendo, use esse recurso para atrair a atenção da banca examinadora.

– Esteja atento à linguagem. Tecnicamente, o Enem cobra dos estudantes a norma culta, a língua que respeita a gramática e o dicionário. Não tem nada a ver com palavras difíceis, mas esqueça a língua usada no Whatsapp e nas salas de bate-papo.

– A compreensão do tema é fundamental. Não fuja dele na hora de escrever, pois é isso que praticamente elimina o candidato. Isso dá à banca examinadora a impressão de que o texto foi decorado.

– Fuja do gerúndio, pois ele atrapalha a escrita e a clareza das ideias. Ele é ambíguo, torna o texto impreciso, pobre e pune a simplicidade do texto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.