Preservação

Fiscalização na reserva Gurupi é intensificada

Região é ameaçada pelo desmatamento criminoso.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Gurupi abriga 46 espécies de mamíferos e aves.
Gurupi abriga 46 espécies de mamíferos e aves. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Os combates à extração ilegal de madeira e à grilagem de terras na reserva biológica de Gurupi (MA) são os principais objetivos da Operação Oriente, do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

As áreas de reserva biológica são destinadas à preservação integral da fauna e flora. Por isso, são de uso exclusivo para educação e pesquisa. Em Gurupi, estão algumas das espécies mais ameaçadas do mundo como o macaco-caiarara (Cebus kaapori), endêmico da região.

O desmatamento ilegal para agropecuária e para comércio de madeira ameaça a região há muitos anos. O local, que é alvo de disputas, já sofreu ataques com incêndios e até assassinatos. Por isso, a fiscalização é essencial para evitar esses crimes.

Com o apoio da Coordenação de Fiscalização (Cofis/CGPRO), a equipe gestora de Gurupi tem realizado trabalho de inteligência para mapear crimes e infratores e consolidar uma estratégia efetiva de enfrentamento aos atos ilícitos. Com as informações levantadas, a Polícia Federal já conseguiu efetuar várias prisões de infratores ambientais.

Reserva

A Reserva Biológica do Gurupi foi criada em 1988. Junto aos territórios indígenas de Awá, Caru e Alto Turiaçu forma um mosaico de áreas protegidas que abrange quase dois milhões de hectares. Cerca de 46 espécies de mamíferos e aves habitam o local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.