No site do Inep

Inscritos no Enade já podem preencher Questionário do Estudante

O formulário deve ser preenchido desta segunda-feira (4) até 26 de novembro.

Yara Aquino/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Será considerado irregular no Enade o estudante que não cumprir esse prazo.
Será considerado irregular no Enade o estudante que não cumprir esse prazo. ( Foto: Reprodução/EBC)

BRASÍLIA - Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 já podem preencher o Questionário do Estudante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep).

O formulário deve ser preenchido desta segunda-feira (4) até 26 de novembro, data de aplicação do exame. Será considerado irregular no Enade o estudante que não cumprir esse prazo.

Para responder, é preciso que o participante já tenha feito o cadastro no portal do Inep e recebido a senha, que será a usada também para acompanhar o andamento da inscrição, a consulta sobre o local de prova e a conferência do resultado individual.

O Questionário do Estudante faz um levantamento do perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando aspectos sobre o curso de formação.

Este é o primeiro ano em que os estudantes participam do processo de inscrição no exame. O coordenador do curso continua sendo o responsável pela inscrição, mas cada estudante deverá fazer o próprio cadastro, informando suas especificidades.

Aqueles que desejarem usar nome social devem fazer a solicitação sobre o atendimento do dia 11 ao dia 15 deste mês.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas. Devem ser inscritos no exame os alunos dos cursos de graduação e os que estão entrando ou concluindo os cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

Dados divulgados na semana passada sobre o Enade 2016 mostram que o estudante do ensino superior no Brasil vem de famílias com renda familiar de, no máximo, R$ 2.640; é branco (51,7%); solteiro (74,4%); mora com pais ou parentes (54,6%); não trabalha (56,4%); não tem renda (54,5%) e dedica, no máximo, três horas a estudos semanais extraclasse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.