Educação

Guia do Estudante avalia 44 cursos da UFMA

O Guia é um dos indicadores de referência de qualidade dos cursos.

Imirante.com, com informações da Ufma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
O Guia é utilizado por milhares de estudantes como complemento dos estudos.
O Guia é utilizado por milhares de estudantes como complemento dos estudos. (Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS – De 27, em 2016, para 44, em 2017: esse é o salto na quantidade de cursos “estrelados” que Universidade Federal do Maranhão obteve na avaliação do Guia do Estudante este ano. No total, a UFMA teve 28 cursos classificados com “Bom” (três estrelas), 15 com “Muito Bom” (quatro estrelas) e um com “Excelente” (cinco estrelas). É a maior quantidade de estrelas conquistadas pela Universidade entre todas as avaliações realizadas pelo GE.

Editado há 25 anos pela Editora Abril, o Guia é um dos indicadores de referência de qualidade dos cursos de graduação do País e analisou este ano os cursos de licenciatura, fato novo em relação às edições anteriores, e de bacharelado. Disponível nas bancas de revista a partir do dia 16 de setembro.

Os cursos da UFMA foram avaliados com as notas 5, em Licenciatura em Física, e 4, no bacharelado em Administração, licenciatura em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e em Ciências Sociais, bacharelado em Enfermagem, Jornalismo (São Luís e Imperatriz), Nutrição, licenciaturas em Pedagogia e em Química, e bacharelados em Relações Públicas, Serviço Social e Turismo.

Com três estrelas, aparecem os cursos de bacharelado em Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, licenciatura em Educação Física, bacharelado em Engenharia Elétrica, Farmácia, licenciatura em Filosofia, bacharelado e licenciatura em Geografia, licenciatura em História, Letras, Matemática, bacharelado em Medicina, Oceanografia, Odontologia, Psicologia, Química, Rádio e TV, e licenciatura em Teatro, além dos cursos de bacharelado em Agronomia e Zootecnia, e de licenciatura em Ciências Biológicas, do câmpus de Chapadinha e dos bacharelados em Enfermagem, Engenharia de Alimentos e licenciaturas em Pedagogia, do Câmpus de Imperatriz.

O procurador educacional institucional da UFMA, Romildo Sampaio, ressaltou que a Universidade Federal do Maranhão é a instituição maranhense com o maior número de cursos bem-avaliados pelo Guia do Estudante. “É um crescimento que acompanhamos desde 2014 e, claro, passa pelo maior envolvimento das coordenações no envio das informações. De certa forma, ratifica a qualidade da Universidade em termos de qualidade do corpo docente, da infraestrutura física, da organização didático-pedagógica dos cursos, então esse resultado positivo não nos surpreende porque sabemos que podemos ir cada vez mais longe”, afirmou o procurador educacional institucional.

A pró-reitora de Ensino, Dourivan Câmara, demonstrou muita satisfação com o destaque da Universidade no GE. “É uma prova de que, apesar do contingenciamento e dos cortes orçamentários, a UFMA está viva, com o empenho dos professores e das coordenações em garantir a qualidade de ensino. É uma alegria ver o engajamento de todos”, ressaltou.

Saiba mais

O envio de informações ao GE pelas coordenações da UFMA e pelo Procurador Institucional teve início em dezembro de 2016 e foi até fevereiro de 2017. Nesta edição, foram levantadas informações de mais de 30 mil cursos em todo o Brasil.

O Guia do Estudante analisa critérios como corpo docente, projeto pedagógico, produção científica, infraestrutura, inserção no mercado de trabalho, internacionalização, atividades de extensão e ofertas de cursos de pós-graduação. As informações são analisadas por mais de sete mil pareceristas, entre professores, gestores, pesquisadores e diretores de RH de grandes empresas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.