Educação financeira

“Economia burra”: veja 8 atitudes que podem causar prejuízos

Economizar nas coisas erradas é uma das “economias” que podem levar ao prejuízo.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
(Foto: Reprodução)

SÃO PAULO - Comprar sempre o mais barato, economizar nas coisas erradas e esquecer que tempo é dinheiro são algumas das “economias” que podem levar ao prejuízo.

Claro, é muito importante comparar preços e fazer boas escolhas, mas é preciso reconhecer que determinados gastos são necessários à qualidade de vida e evitam despesas ainda maiores.

Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (Abefin), dá orientações sobre algumas atitudes que podem causar prejuízos na vida financeira das pessoas.

Oito atitudes que devem ser evitadas:

1- Levar sempre o mais barato

Nem sempre comprar o produto mais barato é sinônimo de economia. Pelo contrário, pode levar ao prejuízo! De que adianta comprar um modelo de sapato barato, por exemplo, e precisar comprar outro depois, pois aquele é desconfortável e danificou rapidamente?

2- Economizar nas coisas erradas

Alguns gastos devem ser considerados investimentos, como seguro do carro, plano de saúde e educação, por exemplo. É preciso sim fazer pesquisas, comparar serviços e buscar o melhor custo x benefício, mas deixe para economizar em outras coisas.

3- Não investir em segurança

Seguro de carro e casa, alarmes e sistema de proteção são importantes para preservar seu patrimônio. O item segurança não deve ser considerado um gasto, e sim investimento para evitar prejuízos muito grandes no futuro.

4- Evitar sair de casa

As famosas pessoas “pão-duras” deixam de viver momentos felizes com familiares e amigos para economizar. É claro que é preciso se atentar aos gastos, porém se isolar do mundo para proteger as finanças não é legal. Vale mais ajustar o orçamento para incluir o lazer.

5- Esquecer que tempo é dinheiro

No transporte, pagar mais caro no táxi pode ser a única garantia de chegada rápida no local desejado. Nas compras, ter tempo para analisar produtos e comparar preços tende a gerar grande economia. Portanto, é preciso usar o tempo a favor do bolso.

6- Aproveitar todas as promoções

Para economizar, muitas pessoas compram nas promoções do tipo leve 3, pague 2. A atitude é válida quando há necessidade, do contrário pode haver desperdício. No caso dos alimentos, de que adianta pagar mais barato e ter que jogar no lixo porque estragou?

7- Contratar pacotes que não vai usar

TV a cabo com centenas de canais, planos de celular com mais minutos do que realmente usa e planos de academia semestrais ou anuais são alguns exemplos do que parecem ser economias, mas não verdade são prejuízos para o bolso.

8- Não dar mesada

Quem acha que dar mesada aos filhos incentiva o consumismo, está enganado. O efeito é justamente o oposto, crianças e jovens educadas financeiramente aprendem, desde cedo, a poupar parte de seu dinheiro para conquistar seus sonhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.