Semana Montelliana

Comemorações do centenário Josué Montello

A semana abre portas para que estudantes possam apresentar suas produções no evento.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
A semana terá presença de grandes convidados.
A semana terá presença de grandes convidados. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Em homenagem, ao intelectual maranhense Josué Montello, acontece A VII Semana Montelliana que teve inicío nesta segunda-feira (21) e segue até sexta-feira (25), na Casa de Cultura Josué Montello, no Centro Histórico de São Luís e terá uma vasta programação. A semana abre as comemoração do centenário de nascimento do escritor Josué Montello.

O evento terá palestras, apresentação de trabalho, exposição fotográfica e um concurso artístico e literário que é destinado a estudantes do Ensino Médio da rede pública. A semana terá presença de grandes convidados, dentre eles o escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, José Neres e Aldy Mello de Mello de Araújo, membro da Academia Ludovicense.

Na programação, haverá a palestra intitulada “Montello: um mestre na construção de narrativas curtas” do escritor José Neres e lançamento do cordel da cordelista Raimunda Pinheiro de Souza Frazão sobre Josué Montello.

A semana abre portas para que estudantes possam apresentar suas produções no evento e incentivando na participação conhecimento da vida e obra do escritor maranhense.

A história de Josué Montello

Josué de Sousa Montello, nasceu em 21 de Agosto de 1917 em São Luís do Maranhão, MA e Faleceu no Rio de Janeiro em 15 de Março de 2006. Filho de Antônio Bernardo Montello e Mância de Sousa Montello e quarto ocupante da cadeira 29.

Suas primeiras publicações literárias foram no Liceu Maranhenses, onde cursou o ginásio. Foi colaborador nos principais jornais maranhenses e com 18 anos mudou-se para Belém e de lá para o Rio de Janeiro, onde teve grande reconhecimento.

Teve grandes obras publicados, dentre eles destaca-se a sua autobiografia “Confissões de um Romancista”.

A Casa de Cultura Josué Montello foi reaberta em dezembro (2016). Por ocasião da reforma, o museu ganhou mais um espaço para exposições. Trata-se do apartamento localizado no piso superior do imóvel e no qual o escritor Josué Montello se hospedava sempre que retornava do Rio de Janeiro para temporadas em São Luís. A Casa destinasse a promover estudos, pesquisas e trabalhos nas áreas da literatura, artes, ciências sociais, história e manifestações artísticas e culturais do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.