Melhora

Desemprego cai em 11 das 27 unidades da federação

De acordo com o levantamento, todas as grandes regiões do País registraram bons resultados.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).
Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). (Foto: divulgação)

BRASIL - Com a queda do desemprego, que passou de 13,7% para 13% no segundo trimestre de 2017, 11 das 27 unidades da federação apresentaram queda em suas taxas de desocupação. Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e foram divulgados, nesta quinta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, todas as grandes regiões do País registraram bons resultados em relação à retomada do emprego. O destaque do segundo trimestre ficou com a região Norte, onde a taxa de desocupação caiu de 14,2% para 12,5%, e a região Centro-Oeste, com recuo de 12% para 10,6%. Já as menores taxas de desemprego foram registradas em Santa Catarina (7,5%), Rio Grande do Sul (8,4%) e Mato Grosso (8,6%).

Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, os dados mostram o otimismo com a modernização trabalhista. “A modernização trabalhista trouxe segurança jurídica e mais otimismo para o setor produtivo, que está voltando a acreditar no país, voltando a contratar e ajudando na retomada da geração de empregos”, comentou.

Perspectiva positiva

O resultado é mais um dos indicadores que mostram a retomada do mercado de trabalho. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil gerou 103,2 mil vagas formais de emprego ao longo deste ano, contra 623,5 mil demissões ocorridas no mesmo período do ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.