Acidentes

Cuidados com a fiação elétrica podem evitar incêndios

Vazamentos de gás de cozinha também podem ser perigosos.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Divulgação/Corpo de Bombeiros )

BRASÍLIA - Os incêndios urbanos podem, muitas vezes, ser prevenidos com alguns cuidados simples. Um local que exige bastante atenção é a cozinha, onde a junção de vários eletrodomésticos, gás e altas temperaturas pode gerar acidentes graves.

O capitão Ronaldo Reis, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), explica que muitos incêndios ocorrem devido à sobrecarga de energia: “Vários aparelhos em uma tomada podem gerar incêndio na fiação, e também temos uma quantidade grande de ocorrências em cozinhas, restaurantes e outros estabelecimentos devido às chaminés, que ficam impregnadas de óleo e com o calor acabam incendiando.”

É importante ficar atento às panelas e frigideiras no fogão, para que não peguem fogo com as temperaturas elevadas, e manter as coifas limpas.

“A forma de se prevenir é usar fiação compatível com a demanda elétrica que vai ter: quando for fazer uso de mais de um aparelho em uma tomada, use uma régua com filtro e fiação de boa qualidade, sem emendas”, recomenda o bombeiro.

Vazamentos de gás de cozinha também podem ser perigosos: caso sinta cheiro de gás, feche a válvula do botijão, não acione nenhum interruptor, desligue a energia elétrica do local e ligue rapidamente para o 193 - número padrão dos Bombeiros em todo o Brasil.

As construções precárias, feitas com papelão e madeira, também tornam o ambiente mais propenso a um incêndio, pois o fogo se propagará rapidamente. Outro perigo são os balões, que ao cair podem causar incêndios em residências, grandes áreas verdes, e até derrubar aeronaves.

Queimadas

Além das ocorrências urbanas, os bombeiros também protegem a fauna e a flora combatendo incêndios florestais. Nesta época do ano, no inverno, em que a umidade está baixa, as queimadas são um risco ainda maior em áreas de preservação ambiental.

“Para fazer limpeza de terreno, após rastelar, as pessoas têm o hábito de colocar fogo no que foi recolhido. Muitas vezes, elas perdem o controle do fogo e ele se transforma em incêndio florestal. Recomendamos que façam compostagem, que irá enriquecer o solo, evitar incêndios e a degradação do solo, que precisa de nutrientes”, indica o capitão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.