Política

Base aliada aposta em votação da reforma da Previdência em julho

Carlos Marun considera as mudanças no sistema como principal tema em análise no Congresso.

Imirante.com, com informações do Portal Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Carlos Marun presidiu a comissão especial da reforma da Previdência.
Carlos Marun presidiu a comissão especial da reforma da Previdência. (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - Presidente da comissão especial responsável por debater a reforma da Previdência, o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) acredita que a proposta será votada e aprovada no plenário da Câmara dos Deputados na primeira quinzena de julho. Após a análise pelos deputados, a matéria segue para a análise do Senado.

“O Brasil precisa da reforma da Previdência, o Congresso Nacional vai fazer o que é necessário para o País”, disse Marun após se encontrar com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto. Somente no ano passado, a Previdência Social registrou um déficit de R$ 149 bilhões. Para este ano, sem mudanças no sistema, o valor deve pular para R$ 181 bilhões.

Na visão de Marun, que também é vice-líder do PMDB na Câmara, a reforma da Previdência é a “principal pauta” em discussão no Congresso Nacional no momento. Mesmo com o contínuo debate no Legislativo e a pressão contrária de setores organizados, o deputado disse estar otimista com o avanço das reformas.

A principal inovação da reforma da Previdência é a criação de uma idade mínima para se aposentar. Pelo texto, homens precisam ter 65 anos de idade e mulheres 62, com pelo menos 25 anos de contribuição. Outra novidade é a vinculação de todos os trabalhadores da iniciativa privada e pública às mesmas regras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.