Economia

Consumo da indústria avança 0,5% em abril, informa Ipea

Segmentos de bens de capital e de bens intermediários foram destaque.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Foto: David Alves/Palácio Piratini)

BRASÍLIA - Em abril, o Indicador Ipea de Consumo Aparente avançou 0,5% frente a março. Esse dado mostra que o setor tem comprado mais insumos para a produção, ou seja, está investindo e produzindo mais. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e foram divulgados nesta segunda-feira (12). Para chegar ao resultado final do indicador, o instituto soma a produção industrial com as importações do setor e, depois, subtrai as exportações.

No mês de abril, os principais avanços ocorreram em bens de capital (alta de 0,7%), que são equipamentos e máquinas de grande valor agregado, normalmente usados pelo setor produtivo para produzir mais. Na prática, mais bens de capital representam aumento de investimentos.

Os bens intermediários, que são produtos manufaturados e usados para produzir outros bens, avançaram 0,2% no período. A indústria extrativa mineral também apresentou bom desempenho no mês, avançou 4,4%; a de transformação cresceu 0,2%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.