Sistema Horus

Banco de dados de aeroportos é lançado nesta quarta (29)

Sistema Hórus é inédito no país e reúne informações de 303 terminais.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Banco de dados de aeroportos.
Banco de dados de aeroportos. (Biaman Prado / O Estado (arquivo))

BRASÍLIA - O Sistema Hórus, inédito no país, foi incluído na programação do International Brazil Air Show (IBAS). O Sistema oferece um banco de dados com informações de movimentação e infraestrutura de 303 aeroportos regionais, domésticos e internacionais em operação no Brasil. A iniciativa é do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil que vai apresentar a infraestrutura do país ao mercado.

Esta é a primeira vez que o governo federal disponibiliza um sistema para consulta pública com um raio-x da infraestrutura, operação e desempenho dos aeroportos do País – do terminal com maior movimentação, Guarulhos, com 36 milhões de passageiros em 2016, aos pequenos do interior do Brasil, como Irecê (BA), que registrou 22 passageiros no mesmo período.

O novo sistema Hórus disponibiliza acesso aos dados de movimentação de passageiros e aeronaves de 2004 até agora, além de informações de infraestrutura aeroportuária, desempenho, gestão e operação dos terminais. Os internautas que se inscreverem na newsletter do sistema Hórus receberão, por e-mail, atualizações permanentes do banco de dados.

A plataforma, aberta para uso público, também apresenta dados de carga aérea e mala postal, bem como fornece informações sobre rotas e voos autorizados vigentes (domésticos e internacionais). Também é possível consultar as condições climáticas dos aeroportos em tempo real, tipos e quantidade de rotas em operação, total de aeródromos com voos regulares, entre outros indicadores.

Na aba de desempenho operacional, o sistema apresenta a avaliação dos passageiros sobre diversos itens e serviços dos aeroportos brasileiros com maior movimentação de passageiros. As informações são obtidas pela Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil.

De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, "a plataforma é um instrumento fundamental para a formulação de sólidas políticas púbicas no setor do transporte aéreo, além de reafirmar o compromisso do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil com a transparência".

Para o diretor de Navegação Aérea Civil, Thiago Pedroso, o sistema foi criado para “transformar o banco de dados de aviação civil no Brasil em um grande mapa de informações, acessível a todos os internautas”, afirmou.

O sistema, que é permanentemente atualizado por órgãos da aviação civil no Brasil, é chancelado pelo governo federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.