Águas de março...

Eventos vão promover conscientização no Mês das Águas

Atividades vão destacar a importância dos consumo responsável diante da escassez enfrentada em território nacional.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
(Divulgação/Meio Ambiente)

BRASIL - O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA) e parceiros vão realizar uma série de atividades ao longo de março para comemorar o Mês das Águas e alertar a população para a crise hídrica que o país enfrenta.

Toda a área da Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília, já está iluminada de azul para lembrar a importância do assunto. Também serão realizados eventos no Lago Paranoá e seminários sobre os 20 anos da Lei das Águas.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou a importância das atividades diante da escassez enfrentada em território nacional. “Torna-se imprescindível uma gestão de recursos hídricos que seja capaz de superar a crise hídrica vivenciada atualmente no país, de forma a garantir o bem-estar da população e atender às necessidades de desenvolvimento socioeconômico”, declarou Sarney Filho.

Atividades

O seminário Águas do Brasil – 20 anos da Lei das Águas discutirá, nos dias 21 e 22, a trajetória da legislação que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos. “A lei trouxe conquistas importantíssimas para o País”, afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús. “É necessária uma reflexão para consolidar os avanços e aprimorar o sistema nacional de gerenciamento instituído pela lei”, acrescentou.

O dia 25 incluirá diversas atividades pela capital. O movimento Ocupe o Lago, na Ermida Dom Bosco, terá a participação da atriz e ambientalista Maria Paula e promoverá atividades como campeonatos de remo e canoagem, além da coleta subaquática de resíduos do Lago Paranoá, com a participação de 500 mergulhadores. Haverá, também, a Corrida das Águas, no Parque da Cidade.

Brasília participará, ainda, da Hora do Planeta, um ato simbólico encabeçado pela WWF no qual todos são convidados a apagar as luzes por 60 minutos como forma de mostrar sua preocupação com o aquecimento global. Na capital federal, a iluminação de monumentos situados na Esplanada dos Ministérios será desligada às 20h30, momento em que será iniciado um passeio noturno de bicicleta pela região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.