Saúde

Grávidas do Bolsa Família começam a receber repelentes em março

No MA, mais de 73 mil mulheres grávidas receberão os frascos de repelente.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
Repelente.
Repelente. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - A partir de março, mais de 484 mil gestantes beneficiárias do Bolsa Família receberão repelentes para reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito Aedes egypty, como zika, dengue e febre chikungunya.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) distribuirá 15,9 milhões de frascos divididos em sete lotes. O último lote será distribuído em dezembro. Nesta primeira etapa, serão entregues quase um milhão de unidades. As prefeituras ficarão responsáveis por escolher a melhor forma de distribuição – ou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na unidade de saúde.

No Maranhão, mais de 73 mil mulheres grávidas atendidas pelo Programa Bolsa-Família receberão, no mês de março, frascos de repelente para garantir a proteção contra zika, dengue e febre chikungunya. Até o final do ano, o total de unidades que serão distribuídas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) ao estado ultrapassa 1,1 milhão de frascos.

“Os prefeitos conhecem como ninguém a realidade local e a estrutura de cada unidade. Por isso, eles têm autonomia para definir a melhor forma de entregar o produto às gestantes”, explica o secretário executivo do MDSA, Alberto Beltrame.

Segundo o secretário, a proteção das mulheres grávidas beneficiárias do Bolsa Família é prioridade para o governo federal. “O combate ao mosquito é uma tarefa permanente da sociedade brasileira. Essa ação é mais uma ferramenta nesse conjunto de medidas que precisam ser tomadas, ajudando essas mulheres, especialmente as mais pobres, na prevenção do zika”, afirmou.

Em 2015 e 2016, foram notificados 10,2 mil casos de crianças nascidas com alterações no crescimento e desenvolvimento relacionadas à infecção do zika vírus no Brasil, sendo 2,2 mil confirmados. Neste período, foram concedidos 1,9 mil Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com microcefalia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.