Davos

Ministro da Fazenda projeta PIB positivo no 1º trimestre de 2017

Henrique Meirelles ressaltou "curiosidade" internacional sobre a situação econômica do país.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Ministro avalia que investidores estrangeiros têm uma nova visão sobre o Brasil, mais otimista.
Ministro avalia que investidores estrangeiros têm uma nova visão sobre o Brasil, mais otimista. (Valter Campanato / Agência Brasil)

BRASIL - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, acredita em um número positivo do Produto Interno Bruto (PIB) já a partir do primeiro semestre deste ano. Para Meirelles, as medidas para a recuperação econômica aumentaram a confiança e propiciaram uma nova visão do país.

“Já esperamos um trimestre positivo, crescimento já no primeiro de 2017. (...) E [com] o crescimento acelerando em 2017, onde o quarto trimestre de 2017, comparado com o quatro trimestre de 2016, esperamos um crescimento de 2%", afirmou o ministro, em entrevista em Davos (Suíça), onde ele participa do Fórum Econômico Mundial.

Desde maio do ano passado, o governo conseguiu aprovar o teto de gastos públicos, apresentou as reformas da Previdência e trabalhista e o projeto Crescer sem Medo, para beneficiar pequenas e microempresas, entre outras medidas. “Tem muita demonstração de interesse em investir no Brasil”, disse.

Ele relatou ainda que a demanda de investidores e autoridades com interesse pelo país é tamanha que se tonou difícil abrigar todos os interessados na agenda. O ministro fica na Suíça até a quarta-feira (18). “Esperamos que a população sinta os efeitos da retomada do crescimento ao longo deste ano”, disse.

Meirelles afirmou que há “muita curiosidade” sobre o crescimento no Brasil e explicou que a expectativa é de volta do crescimento no primeiro trimestre do ano e de uma aceleração ao longo de 2017, com um ritmo de expansão de 2% na comparação entre o último trimestre do ano frente a igual período de 2016.

Retomada do crescimento

“É um momento positivo para o país apesar de a população brasileira ainda sentir o pico do desemprego”, afirmou. “Mas esperamos que durante o decorrer desse ano, cada vez mais a população irá sentir os efeitos de uma retomada do crescimento”, ponderou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.