Nomeação

Nísia Trindade é nomeada presidente da Fiocruz

Nísia será a primeira mulher a comandar a fundação.

Pedro Peduzzi/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26

BRASÍLIA - Publicado no Diário Oficial da União de hoje (4), o decreto presidencial que nomeia Nísia Trindade Lima presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pesquisadora, professora e gestora desde 1987, Nísia será a primeira mulher a comandar a fundação, após ter sido a candidata com maior número de votos em uma eleição interna da entidade.

A escolha do nome de Nísia foi feita após repercussão negativa de que o governo escolheria a pesquisadora Tania Cremonini de Araújo, segunda candidata mais votada para o cargo. Diante disso, na semana passada, o então presidente do órgão, Paulo Gadelha, enviou uma carta a Temer e concedeu entrevistas à imprensa, pedindo que o Palácio do Planalto mantivesse a tradição e nomeasse a candidata mais votada.

Divulgado em novembro, pela comissão eleitoral da Fiocruz, o resultado das eleições trouxe Nísia com 59,7% dos votos em primeira opção e Tania com 39,6% dos votos, também como primeira opção. Em órgãos vinculados ao governo, como, por exemplo, universidades federais, uma lista tríplice é tradicionalmente enviada ao presidente da República, que pode escolher o nome que preferir.

Ao fazer o anúncio da nomeação, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu ontem que o nome da segunda colocada, Tania, chegou a ser cogitado, mas que a solução negociada com Temer foi a "mais adequada" para a Fiocruz e que favorece a unidade da instituição.

Fiocruz

Além de ser uma instituição voltada à pesquisa, a Fiocruz produz medicamentos e vacinas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolve produtos biológicos e medicamentos. Ela conta com 16 entidades vinculadas, para atividades de pesquisa, ensino, assistência, informação e produção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.