Tratamento

Anvisa aprova novo medicamento para hemofilia A

O Nuwiq é indicado para tratamento e profilaxia e sangramentos em pacientes com a doença.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O fator VIII está presente no sangue e é necessário para formar coágulos.
O fator VIII está presente no sangue e é necessário para formar coágulos. (Divulgação)

BRASIL - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (2), o registro do medicamento Nuwiq, para hemofilia A, que tem como substância ativa o fator de coagulação VIII recombinante humano (alfasimoctocogue).

O medicamento, registrado como produto biológico novo, substitui o fator VIII no corpo humano e é utilizado para o tratamento e prevenção de hemorragias em pacientes com hemofilia A.

O fator VIII está presente no sangue e é necessário para formar coágulos e estancar sangramentos de forma natural no organismo. Em pessoas com hemofilia A, a ausência desta substância faz com que o doente possa ter sangramentos nas articulações e mesmo intracranianos.

O Nuwiq (alfasimoctocogue) pode ser utilizado em todas as faixas etárias e foi aprovado com a indicação para tratamento e profilaxia e sangramentos em pacientes com hemofilia A (deficiência congênita do fator VIII de coagulação). Apesar de existirem outras substitutos ao fator VIII no mercado, o Nuwiq foi considerado novo por ter um menor potencial de provocar imunogenicidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.