Tráfego aéreo

Operação Fim de Ano nos aeroportos nacionais se estende até 8 de janeiro

Regime especial de funcionamento pretende manter o índice médio de atrasos de decolagens abaixo de 15%.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

BRASIL - Em 15 aeroportos do país, a Operação Fim de Ano começa nesta quarta-feira (14) e se estende até 8 de janeiro.

Serão 26 dias de reforço nos serviços para atender à alta demanda do período, procedimento padrão acordado e alinhado anualmente entre setor público e iniciativa privada.

Além de definir compromissos e responsabilidades de aeroportos e companhias aéreas para o período, o regime especial de funcionamento tem a meta operacional de manter o índice médio de atrasos de decolagens abaixo de 15%. A meta de desempenho é selada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

A expectativa é que, até o dia 8 de janeiro, cerca de 13,15 milhões de passageiros movimentem os 15 terminais em viagens de Natal, Ano-Novo e férias escolares. Juntos, esses aeroportos devem registrar cerca de 106,3 mil pousos e decolagens.

Os aeroportos que irão participar da operação são: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT), que movimentam 80% do total do fluxo de viajantes no Brasil.

Ao todo, 11,5 mil profissionais estarão trabalhando no esquema especial. Além disso, os órgãos públicos alocarão 1.830 servidores nas funções de alfândega, fiscalização e barreiras sanitárias nos aeroportos envolvidos. A operação inclui o desenvolvimento de ações coordenadas entre aeroportos em caso de nível crítico de condições meteorológicas adversas (suspensão temporária de operações).

Índice de atrasos

De acordo com Paulo Henrique Possas, diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil, a Operação Fim de Ano contribuiu para reduzir o índice de atrasos de 14,8%, em dezembro de 2013, para 8,1% em dezembro de 2015.

"Há uma atenção redobrada para garantir a fluidez do serviço, com o objetivo de continuar oferecendo ao passageiro o nível máximo de conforto e segurança, com todos os seus direitos garantidos", afirma.

Possas detalha que o trabalho integrado da Aviação no país é elogiado por nove em cada dez passageiros. "Segundo a Pesquisa Permanente de Satisfação, 89% dos viajantes consideram os aeroportos bons ou muito bons. O nosso desafio é continuar aperfeiçoando um serviço público que atingiu nível recorde de excelência, com a melhor avaliação dos últimos quatro anos”, acrescenta o diretor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.