Caged

Comércio cria 12.946 vagas de emprego em outubro

Para Ministério do Trabalho, desempenho pode ter relação com a proximidade de festas de fim de ano.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Pedro Ventura /Agência Brasília)

BRASIL - Com a proximidade das festas de fim de ano e a expectativa de que os brasileiros devem gastar mais nos últimos meses de 2016, o comércio começou a reforçar o quadro de pessoal. As lojas têm se preparado para o aumento do movimento, que deve ganhar força, principalmente, depois do pagamento do 13º salário.

Segundo o Ministério do Trabalho, em outubro, a diferença entre demissões e admissões deixou um saldo positivo de 12.946 vagas no comércio. Esses dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, portanto, são postos com carteira assinada.

O resultado do mês passado, de acordo com o ministério, mostra, ainda, uma alta de 0,14% nas contratações frente a setembro. A recuperação do setor, explicou a pasta, ocorreu, principalmente, pelo desempenho dos ramos do comércio varejista (+9.578 postos) e atacadista (+2.918 postos).

Contratações de fim de ano

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo deve contratar 135 mil empregados temporários para as festas de fim de ano. A expectativa é que a movimentação financeira com as vendas de Natal alcance R$ 32,1 bilhões em dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.