Recuperação

Setor de serviços reduz perdas e indica retomada para 2017

Medidas como a que cria um teto para as contas públicas vão ajudar não apenas o ramo de serviços, mas também toda a economia.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(USP Imagens)

BRASIL - O setor de serviços começa a caminhar para sair da crise. Apesar de ainda mostrar números negativos, a melhora do desempenho nos últimos trimestres sugere que o empresariado está prestes a assumir uma rota de recuperação.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (16), mostram que o trimestre encerrado em setembro fechou com queda de 0,5% nas vendas do setor de serviço – resultado obtido na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Esse número, apesar de negativo, é melhor do que a queda de 1,1% registrada no trimestre encerrado em junho. Os números formam ainda uma “escadinha” que mostra essa melhora do desempenho do setor. No primeiro trimestre de 2015, a queda chegava a 5%. No segundo, esse número melhorou ao passar para uma queda de 4,5%.

Nos trimestres seguintes os resultados ainda ficaram no vermelho, mas melhoraram: 1,4% de queda no primeiro trimestre de 2016; 1,1% de recuo entre abril e junho; e, agora, retração de 0,5% no período encerrado em setembro.

Medidas econômicas

Mesmo com essa melhora no desempenho, os dados revelam que o setor tem um caminho a percorrer até que saia da recessão. Sugere ainda que um trabalho ainda tem de ser feito, não apenas pelo setor privado, mas pelo governo, que atua para tirar o País da crise.

Medidas como a que cria um teto para os gastos públicos ajudam a estabelecer as condições necessárias para que a economia possa voltar a gerar investimentos, empregos e a crescer, o que beneficia diretamente o setor de serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.