Finanças

BC diz ter munição suficiente para garantir tranquilidade

Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, fez discurso de tranquilidade durante entrevista à imprensa estrangeira.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Beto Nociti/BCB)

BRASIL - O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou, nesta quarta-feira (16), que a autarquia tem munição suficiente para prover tranquilidade ao mercado, mesmo após as turbulências geradas pela eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos.

Durante entrevista à imprensa internacional, nesta quarta-feira (16), o presidente voltou a afirmar que o regime de câmbio no Brasil é flutuante, mas observou que cabe ao BC intervir para evitar excesso de volatilidade.

Segundo Ilan, o BC tem feito intervenções no mercado por meio de leilões de rolagem de swap cambial tradicional (que equivalem à venda de dólares no mercado futuro). Além da rolagem, o BC também tem feito leilões de novos contratos.

Confiança

Goldfajn afirmou ainda que 2016 tem sido, para o Brasil, o ano de reestabelecer a confiança e ancorar as expectativas de inflação. O executivo ponderou que, para 2017, a expectativa do mercado para a inflação está em torno da meta de inflação (4,5%). “O mercado espera 2017 melhor do que 2016 e 2017 melhor do que 2018”, destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.