A maior em 30 anos

Fenômeno da superlua ocorre nesta segunda-feira

A distância entre a Lua e a Terra será a menor entre 2000 e 2030.

Portal Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
As famosas superluas ocorrem sempre nas fases cheia ou nova, mas o satélite atinge a sua luminosidade máxima durante a Lua cheia, tornando o fenômeno ainda mais interessante.
As famosas superluas ocorrem sempre nas fases cheia ou nova, mas o satélite atinge a sua luminosidade máxima durante a Lua cheia, tornando o fenômeno ainda mais interessante. (Reprodução)

BRASÍLIA - Nesta segunda-feira (14), o céu receberá o fenômeno denominado Superlua. O fato ocorre quando o satélite natural estará em sua aproximação máxima da Terra, no chamado Perigeu. Na data, a distância entre a Lua e a Terra será a menor entre 2000 e 2030.

As famosas superluas ocorrem sempre nas fases cheia ou nova, mas o satélite atinge a sua luminosidade máxima durante a Lua cheia, tornando o fenômeno ainda mais interessante.

"Mesmo quem nunca viu ou não sabe nada sobre o assunto irá perceber que a Lua estará diferente, mais brilhante, maior. É um fenômeno que chama a atenção. Se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o por da Lua será favorável para observar nosso satélite natural tão encantador", diz a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON).

Responsável pelos cálculos e edição do anuário do ON, a pesquisadora explica que, na segunda, a lua estará no Perigeu às 9h21min (horário de Brasília) a uma distância de 356.509 quilômetros da Terra – 0,9% menor. "Desde o ano 2000, o valor médio para a distância Terra-Lua na ocasião do Perigeu é 362.568 km", revela.

Ela acrescenta que o instante da Lua cheia será às 11h52. Nesta fase, a lua está em direção oposta ao sol. "Ela nasce quando o sol se põe e fica a noite toda no céu."

E quais são as consequências desta aproximação da lua com a terra? "Sabemos que a lua influencia a terra em uma série de coisas, entre as quais as marés, o clima, a agricultura. Vazante e enchente são reguladas pela Lua. Poderão ocorrer marés mais fortes, mas isso não quer dizer que vão ocorrer desastres naturais ou algum acidente", diz Josina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.