Originário das Américas

Mayaro: vírus das Américas que pode se espalhar

O vírus Mayaro apresenta sintomas parecidos com da Zika.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Por enquanto as transmissões se concentraram apenas em regiões de mata.
Por enquanto as transmissões se concentraram apenas em regiões de mata. (Foto: Reprodução)

BRASIL – Além da dengue, chikungunya e zika, mais um vírus vem preocupando os especialistas para uma possível epidemia. O vírus Mayaro, que existe desde 1954 em regiões silvestres aos redores da Amazônia, voltou a ser detectado nas últimas semanas por pesquisadores da Flórida. Um menino de 8 anos foi diagnosticado com febre e dores abdominais, o que pode revelar que o vírus está se espalhando pelo continente.

Entenda o vírus

O Mayaro é um arbovírus, ou seja, um vírus transmitido por mosquitos e tem as mesmas características e sintomas da dengue, chikungunya e zika, com a diferença de que é originário das Américas.

Mas, segundo especialistas, o vírus pode ter se adaptado. Antes era transmitido por mosquitos-vetores silvestres e, agora, pode ser passado por mosquitos urbanos já espalhados como o Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

Embora os sintomas sejam semelhantes aos da dengue, os sintomas do Mayaro acabam durando mais tempo. Ele causa febre e dores nas articulações, podendo se manifestar por até 6 meses ou causar uma artrite crônica.

Entre 2014 e 2015, 197 casos de infecção pelo vírus Mayaro foram detectados nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, principalmente nos Estados de Goiás, Pará e Tocantins. Por enquanto as transmissões se concentraram apenas em regiões de mata e ainda não há relados de infecções urbanas pelo vírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.