Defesa e segurança

Polícia Federal lança sistema que vai digitalizar todos os inquéritos policiais

Sistema passa a ser adotado em todas as unidades da PF no Nordeste e, em breve, nas demais unidades do órgão.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
(Foto: Ministério da Justiça/divulgação)

BRASIL - O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, assinou na última sexta-feira (21), os documentos que oficializaram a adoção do Sistema de Gestão da Atividade de Polícia Judiciária (ePol). A partir da implementação do ePol, todos os inquéritos policiais passam a tramitar eletronicamente.

Com a implementação do sistema, estima-se que será feita uma economia anual de 14 milhões de folhas de papel. Em média, a Polícia Federal instaura 70 mil inquéritos por ano, cada um deles com cerca de 200 laudas. O sistema passará a ser adotado em todo o Nordeste e, em breve, nas demais unidades do órgão.

Desenvolvido pela PF em parceria com o Departamento de Sistema e Computação da Universidade Federal de Campina Grande (PB), o ePol permite o rápido registro, acesso e manutenção das informações inseridas.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou que a criação do ePol é uma mudança de paradigma na instituição. “Esse sistema é fruto do trabalho da inteligência a favor da Polícia Federal. Com a adoção dele, teremos mais policiais dedicados à atividade-fim do órgão. A ideia do ePol é fazer com que haja ganho de tempo e economia de recursos. Esse é um passo importante para a eficácia do trabalho, pois traz mais segurança aos procedimentos policiais”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.