Captação

Museus vão captar R$ 4,6 milhões da Lei Rouanet

Foram aprovados 17 projetos que poderão receber os recursos.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Um dos aprovados foi o projeto para a execução de ações para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), que sofreu um incêndio no final do ano passado.
Um dos aprovados foi o projeto para a execução de ações para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), que sofreu um incêndio no final do ano passado. (Divulgação)

BRASÍLIA - A 249ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou, entre os dias 4 e 6 de outubro, que museus e instituições de memória possam captar R$ 4.674.341,00 via Lei Rouanet – mecanismo federal de incentivo fiscal à cultura.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e outros órgãos vinculados ao Ministério da Cultura (MinC) analisaram 22 projetos nesta edição da CNIC, sendo que 17 foram aprovados.

Um dos aprovados foi o projeto para a execução de ações para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP), que sofreu um incêndio no final do ano passado. Além da implantação do projeto museográfico, há a reformulação do conteúdo museológico do museu e a implantação de projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência.

A aprovação de planos anuais de atividades de diversas instituições também foi destaque. Dentre as exposições que poderão captar recursos está o projeto do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, que homenageará o cantor e compositor Renato Russo (1960-1996). A mostra acontecerá entre os meses de julho e setembro de 2017.

Outro projeto aprovado foi Alma Negra: o Brasil misturado, exposição fotográfica sobre os saberes de matriz africana presentes na cultura brasileira, que acontecerá no Museu Nacional da República, em Brasília (DF).

CNIC

A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) é um colegiado de assessoramento formado por representantes dos setores artísticos, culturais e empresariais, em paridade da sociedade civil e do poder público. Os membros da sociedade civil são oriundos das cinco regiões brasileiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.